Sob essa
denominação podem ser considerados, de forma genérica, os variados
movimentos artísticos que surgiram do início a metade do século XX,
principalmente na Europa. Muitos não chegaram a se organizar enquanto
escolas com manifestos e programas, mas outros apresentavam objetivos e
teorias definidas previamente. Apesar da variedade de propostas
plásticas e teóricas, o diálogo entre estes movimentos era inevitável
seja na forma de confronto, ou enquanto influência estética. A grande
proximidade com a literatura, cinema e outras manifestações artísticas
aumentou a preocupação com os conceitos, as teorias e as idéias que
condicionavam e predefiniam a natureza do próprio objeto de arte. O
envolvimento político e social de muitos movimentos da arte moderna
também refletia a necessidade de compreender as mudanças pelas quais o
mundo estava vivendo, como as experiências da 1ª e da 2ª Guerra Mundial,
a industrialização e urbanização das cidades, os avanços da técnica e
da ciência, o progresso social e as revoluções populares. Esses temas
fizeram-se presentes de forma mais direta em algumas vanguardas,
enquanto em outras optou-se pela pesquisa da plasticidade e de novas
formas de expressão.
A arte moderna acompanhou as mudanças
inicialmente propostas pelo Impressionismo e a partir deste ponto
assumiu uma posição crítica em relação às convenções artísticas
acadêmicas, aos temas oficiais e à própria maneira de se representar a
realidade. Entre as variadas linguagens que surgem sob a denominação de
arte moderna existia um eixo comum que questionava a representação
ilusionística da realidade ao tentar impor a tridimensionalidade ao
plano da tela. Esta nova percepção inaugurou o espaço moderno na pintura
e a pesquisa aprofundada das cores em seus tons puros, a fragmentação
dos objetos e planos, a deformação das figuras e a abstração das formas.
A experimentação passou a ser um método de trabalho tanto para as
tendências mais "racionalistas" da arte moderna, quantos as
"irracionalistas". Devido as especifidades da arte moderna e a
multiplicidade de representantes, optamos por uma síntese de cada
movimento com seus principais atuantes.
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