Fauvismo - grupo de artistas sob a
liderança de Henri Matisse (1869-1954) que exploravam as possibilidades
das cores em seus tons puros e fortes, sem sombreados, fazendo
salientar os contrastes, com pinceladas diretas. A temática não é
relevante, não tendo qualquer conotação social ou política. Teve
presença marcante na França entre 1905 e 1907 e impacto nas tendências
expressionistas.
Artistas: Henri Matisse (1869-1954); André Derain (1880-1954); Maurice de Vlaminck (1876-1958).
Expressionismo - tendência de
arte que se desenvolveu na Alemanha, entre 1905 e 1914. Fazia oposição
ao impressionismo francês e defendia a expressão que se manifestava do
artista para realidade. Vários grupos apresentaram influências
expressionistas, mas o mais conhecido foi o Die Brücke ('A Ponte'),
criado em 1905 em Dresden. Este grupo definiu os procedimentos e
fundamentos do expressionismo alemão. Após os anos 50 é nos Estados
Unidos que se encontrará influência deste movimento com o expressionismo
abstrato.
Artistas: Vincent van Gogh (1853-1890); Paul Gauguin
(1848-1903); Edvard Munch (1863-1944); Georges Rouault (1871 – 1958);
Henri de Toulouse-Lautrec (1864-1901).
Cubismo - movimento artístico que
tem como marco inicial 1907 quando Pablo Picasso apresentou seu quadro
Les Demoiselles d'Avignon, em Paris. O cubismo promove a recusa da arte
como imitação da natureza e propõe novas formas geométricas para se
visualizar a realidade tendo como objetivo fundamental capturar a
estrutura dos objetos, a simplificação das formas, dissociando-as do
real.
Este movimento dividiu-se em duas fases: cubismo analítico
(1909-1912) com o foco na decomposição dos objetos e planos e no
monocromatismo; e cubismo sintético (1912-1913) no qual elementos
estranhos à pintura são incorporados às telas criando as colagens.
Artistas: Pablo Picasso (1881 - 1973); Georges Braque (1882 - 1963); Juan Gris (1887 - 1927).
Construtivismo - movimento de
vanguarda com base na Rússia que trata a pintura e a escultura como
construções, estabelecendo grandes conexões com a arquitetura em termos
de materiais, procedimentos e objetivos. Diretamente influenciado pela
revolução de 1917 na Rússia, o movimento discutiu profundamente o papel
social da arte e sua produção concreta para sociedade.
Artistas: Vladimir Evgrafovic Tatlin (1885 - 1953); Alexander Rodchenko (1891 - 1956).
Surrealismo - o termo
surrealismo, cunhado pelo poeta André Breton, apareceu no primeiro
manifesto do grupo, em 1924, no qual defendiam a valoração do mundo dos
sonhos, do irracional e do inconsciente para a produção das obras.
Movimento amplo que envolveu literatos, cineastas e fotógrafos e que
reforçava o imaginário, os impulsos ocultos e o caráter anti
racionalista com base em leitura livre das teorias de Sigmund Freud.
Artistas: René Magritte; Joán Miró; Salvador Dalí; Alexander Calder; Hans Arp (1886-1966).
Dadaísmo - movimento artístico
que não procurou estabelecer programas de ação nem estilos específicos.
Tratava-se de uma crítica cultural mais ampla aos modelos e valores
culturais e sociais anteriores. Suas manifestações eram pautadas pela
desordem, escolhas aleatórias, choque e escândalo. Sua criação data de
1916 quando da criação do Cabaré Voltaire, em Zurique, espaço para as
manifestações artísticas variadas. Ficou mundialmente conhecido pelos
ready-made de Marcel Duchamp com os quais proferiu uma forte crítica ao
sistema da arte.
Artistas: Francis Picabia (1879); Marcel Duchamp (1887-1968); Man Ray (1890-1976).
Suprematismo - movimento russo
de arte abstrata, surgiu por volta de 1913 tendo como principal
representante o pintor Malevich e o poeta Maiakóvski. Defendiam a
pesquisa profunda da estrutura da imagem com o intuito de se alcançar a
“forma absoluta” através de formas geométricas básicas associadas a uma
pequena variação de cores. Em 1918, Malevich declara o fim do movimento
por esgotamento do projeto inicial.
Artista: Kazimir Malevich (1878-1935).
Neoplasticismo - movimento
associado às novas propostas plásticas de Mondrian e Doesburg
apresentadas pela revista De Stijl (O Estilo) criada pelos dois artistas
holandeses em 1917. Buscavam uma nova forma de expressão baseada em
elementos mínimos como a reta, o retângulo e as cores primárias, além do
preto, branco e cinza. A redução da plasticidade rejeitava os
princípios da tridimensionalidade no espaço pictórico, as linhas curvas e
as texturas. A revista e o movimento deixa de existir oficialmente em
1928.
Artistas: Piet Mondrian (1872-1944) e Theo van Doesburg (1883-1931).
Futurismo - surgiu como movimento
literário a partir do manifesto escrito em 1909 pelo poeta Marinetti,
mas logo recebeu adesão de artistas e outros intelectuais. De raiz
fortemente italiana o futurismo colocava-se contra o passado burguês e
tradicional, glorificando o mundo moderno, a ciência, a técnica, a
velocidade, a máquina e os meios de comunicação como o cinema. De forte
aspecto político esteve associado também ao fascismo e ao nacionalismo. A
pesquisa do movimento e o dinamismo são elementos marcantes das obras
deste grupo.
Artistas: Umberto Boccioni (1882 - 1916); Luigi Russolo (1885 - 1947).
Abstracionismo - movimento
liderado por Wassily Kandinsky, surgiu em 1910 e defendia o uso de uma
linguagem puramente abstrata, alcançando ritmo e dinamismo através da
cor e das formas. Uma expressão artística tipicamente não-figurativa,
sem a busca por uma representação da realidade como é vista.
Artista: Wassily Kandinsky (1866-1944).
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