quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Ismael Nery

Obra: Nu no Cabide
Descendente de índios, negros e holandeses, Ismael Nery, tinha dois anos de idadequando sua família se fixou no Rio de Janeiro; aos 15, matriculou-se na Escola Nacional deBelas-Artes, da qual foi aluno rebelde e displicente. Ao contrário de Di Cavalcanti, Tarsila e Vicente do Rego Monteiro, Ismael Nery buscava o universal: nunca o preocupou aeventualidade de uma pintura brasileira. Por outro lado, em toda a sua obra assoma um tema: a figura humana. Foi, na verdade, um clássico, cevado na profunda admiração quedevotava a Ticiano, Tintorreto, Veronese e Rafael - admiração que estendeu a Chagall, Max Ernst e Picasso. Em sua produção, pouco extensa - cerca de cem óleos, apenas,e de um milheiro de aquarelas, guaches e desenhos, distinuem-se três fases: aexpressionista, de 1922 a 1923; a cubista, de 1924 a 1927 e a surrealista, de 1927 ao fim davida. Se artisticamente o período expressionista-cubista é o mais importante e fecundo(influência de Picasso), o último, marcado por Chagall, é historicamente o de maior relevo,tendo sido Ismael o introdutor do surrealismo entre nós.

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